Processos são a Base de Qualquer Organização
Não adianta negar, ou dizer que é mentira. Processos são o caminho entre a sua estratégia e os seus resultados. Eles definem como os recursos funcionam para obter os resultados esperados pela sua organização.
Existem todos os tipos de processos de negócio. Muitos processos de uma empresa são visíveis e claros.
Outros são difíceis de ver porque eles estão incorporados na maneira como as pessoas interagem umas com as outras, a maneira como elas se coordenam uns com os outros, a maneira como eles tomam decisões. Às vezes esses processos estão no fundo, como parte da sua cultura.
Muitos processos de uma empresa são visíveis e claros, mas outros são difíceis de ver ou de tangibilizar. Mas eles estão lá.
O que constrói a cultura são processos que foram usados com tanto sucesso por tanto tempo que ninguém pensa de onde vieram antes. E é isso que a cultura de uma organização é. Isso então define o que você e seu time são realmente bons em entregar.
O que faz a SML Brasil
A SML fornece toda a metodologia e a tecnologia necessária para que organizações possam descobrir, simplificar e digitalizar seus processos de negócio, conectando a estratégia ao desempenho operacional.
Baseadas em tecnologias como BPMS – Business Process Management Suite, ECM – Enterprise Content Management, Blockchain, Assinatura Eletrônica e Digital, RPA – Robotic Process Automation, dentre outras, ajudamos organizações a melhorarem a colaboração e a comunicação e eliminarem silos, papel, retrabalho, informalidade e erros.
O que nos move
Existimos para tornar a vida dos nossos clientes mais simples e eficaz, e temos o objetivo de entregar soluções digitais que coloquem processos e informações para trabalhar a favor dos clientes.
Essa filosofia é movida por 3 valores fundamentais: Simplicidade, Mobilidade e Liberdade.
- Simplicidade – Fazer o simples com leveza e agilidade é essencial.
- Mobilidade – Fazer acontecer de onde estiver.
- Liberdade – Sem amarras, com autonomia, confiança e responsabilidade.
A Mudança para um Coworking
A transição de escritórios tradicionais foi mais um dos movimentos de transformação. Saímos da zona de conforto, de dois escritórios que estávamos acostumados há anos, e optamos por mudar para a Flowork, em Porto Alegre.
A unidade de Porto Alegre foi a primeira a fazer esse movimento, em 2017. Ela foi nosso piloto, aprendemos, descobrimos o que funciona, descobrimos o que não funciona, estendemos o plano e resolvemos dar esse grande passo: mudar também nossa unidade de São Paulo.
Mas, por que um coworking?
Pode parecer esquisito. Como uma empresa consolidada, com mais de 20 anos de atuação, mais de 500 mil usuários ativos, 6 premiações internacionais, 61 colaboradores, estar em um coworking? Calma, isso tem explicação.
O objetivo com esta grande mudança era ter um ambiente de trabalho em que fosse possível aumentar a colaboração e integração entre pessoas – não somente entre os colaboradores da nossa empresa, mas também com as demais pessoas ao nosso redor.
Outra grande vantagem é poder usufruir de toda a infraestrutura sem se preocupar com manutenção, depreciação, luz, internet, água, telefone, segurança, limpeza, aluguel, condomínio, entre outros. Afinal, essa dor de cabeça só nos deixava mais lentos, atrapalhava a rotina e, por consequência, menos produtivos.
Com a mudança, é possível focar no que realmente importa – por exemplo, o foco da área administrativa está 100% voltado para o nosso negócio e para os nossos clientes, e não mais para o vencimento de diversas contas.
Os benefícios também se estenderam para os colaboradores. Desenvolvemos desde 2016 uma política de trabalho remoto, pautada na confiança e na mobilidade. Hoje em dia, diversos times já trabalham full time em home office. Na prática, isso significa mais autonomia e liberdade para os colaboradores trabalharem de onde quiserem, inclusive no espaço do coworking, que fica disponível 24/7.
E Valeu a Pena?
Não foi uma transição fácil. Houveram aqueles que não se adaptaram, não à estrutura dos coworkings, mas à mudança de cultura. É imprescindível trocar o mindset organizacional, para que a adaptação ocorra da melhor forma possível e faça sentido para todos os envolvidos.
Se voltássemos no tempo, correríamos o risco novamente? Com toda certeza! Os benefícios para o negócio e para os colaboradores são sentidos por todos. Desde a autonomia, pois acreditamos e somos guiados pelo espírito do accountability, até a melhora da produtividade e das entregas das nossas equipes. Fato que se reflete na satisfação dos nossos clientes.
Dessa forma, digo com toda tranquilidade: valeu muito a pena! 😉
Quer mudar a sua rotina para melhor e tornar os seus dias muito mais divertidos e produtivos? Venha conhecer a Flowork, estamos ansiosos para transformar o seu dia a dia na nossa casa!