Ninguém imaginava que íamos ter um evento na tamanha proporção do que foi o South Summit Brasil, tanto que nem Porto Alegre estava preparada para seu porte. Mas a cidade, com a sede de negócios e crescimento no “pós-pandemia”, abraçou. O evento me surpreendeu na quantidade do número de pessoas e a imensa conexão e networking. E não poderia haver palco melhor, o Cais Embarcadero. O local fervilhou com empresas, startups e empreendedores do mundo todo, onde o networking foi apenas a pontinha do iceberg.
No começo eu imaginava que meu foco no evento seria o conhecimento, pois eu nunca tinha ido em um evento de negócios tão grande e rico de tantos conteúdos e palestras relevantes. Depois, entendi que o conteúdo era de extrema importância, mas as vivências e as conexões poderiam ser muito mais vantajosas para a experiência como empreendedora.
No primeiro dia senti uma dificuldade muito grande de saber o que fazer. Não sabia se ia às palestras e absorvia conteúdo, se caminhava por lá para explorar tudo que tinha ou se eu simplesmente marcava uma reunião com alguém. No segundo dia, entretanto, eu já tinha entendido o evento e a sua magnitude no networking entre uma mesa e outra. Fui mais preparada e com foco no que queria: conexões.
Visitei diversos stands de empresas e pude ter contato com pessoas, as quais nunca tinha visto na vida. Meu intuito era de me conectar, conhecer e escutar o maior número de pessoas possível. Valeu muito a pena. Abaixo, compartilho com você, que é membro da Flowork, três pontos que me marcaram:
APP DO EVENTO
Além de 5 palcos simultâneos e mais de 400 palestrantes, o evento contou com uma conexão pré evento, pois o South Sumitt disponibilizavou um app que organizava a agenda com o horário das palestras, apresentações e paineis direto pelo calendário, possibilitando também o contato e acesso aos palestrantes, convidados e empresários.
O contato com pessoas também possibilitava que você agendasse reuniões com pessoas desconhecidas dentro do evento em espaços de meetings.
COMPETIÇÃO DE STARTUPS
Foram mais de 1.000 startups inscritas, sendo 45% brasileiras e os outros 55% de países como EUA, Espanha, Índia, Nigéria, Turquia, Reino Unido, Argentina e Colômbia. Das 1.000 Startups inscritas apenas 50 foram selecionadas como finalistas para apresentarem-se durante o evento.
Com pichts de negócios interessantes e inovadores, os palcos onde ocorreram as competições de Startups tornaram-se uma grande atração durante os dias. A sinergia das empresas e vontade desses empresários de ganhar aquela competição falando da sua grande ideia era contagiante e inspiradora.
Eu sai com a alma lavada e lotada de ideias para o meu negócio.
O QUE MAIS ME IMPACTOU
O evento em si me impactou, mas o que mais me surpreendeu foi entender que Porto Alegre está pronta e aberta para inovação, conexões, negócios e que tem um potencial enorme de crescimento.
Flávia Maraschin é CEO da Cope Soluções, que está na Flowork Green Office, em Porto Alegre.
Cope Soluções é team Flowork!