Não é de hoje que a Nova Economia conquistou o seu espaço no mundo dos negócios, obrigando grandes e tradicionais corporações a inovar. E um excelente jeito de atingir este objetivo é recorrendo às vantagens das startups, como a InCell.
>> Leia também sobre As Startups e o Futuro do Empreendedorismo Através da Nova Economia
A InCell
A InCell é uma startup com pouco mais de 1 ano que nasceu para introduzir novas formas de pensar e agir dentro da indústria varejista. Nesta volta ao redor do sol, já se somam mais de 2300 lojas e 15 empresas ativas em sua rede.
“Uma vez um empresário nos relatou que perdia pelo menos um dia inteiro por semana, com o auxílio de mais uma pessoa, para atender todas as demandas e chamados que vinham pelo seu site e redes sociais, além de WhatsApp das lojas. Então, montamos em conjunto um plano para digitalizar e automatizar essa operação, deixando o contato pessoal somente para demandas específicas, que exigissem a necessidade de ação humana. Depois, passamos para o estágio de robotizar processos internos e repetitivos, gerando agilidade e precisão na operação“, contou João Pedro Fritsch, sócio-diretor da InCell.
Desde o seu início, em outubro de 2017, a InCell montou seu QG na Flowork, e hoje conta com um time de 6 pessoas. E parece que 2019 vai chegar trazendo muitas novidades pra essa startup. Por isso, resolvemos bater um papo com o João para saber um pouco mais deste projeto e também de que forma a Flowork ajuda no crescimento da empresa.
Quer se aprofundar nessa história de facilitar a inovação para a indústria do varejo? Continue rolando a página e descubra como tudo acontece!
1- Como surgiu a InCell?
A InCell surgiu a partir da demanda de um varejista gaúcho que queria inserir sua empresa no mercado de startups, aproveitando a Nova Economia para inovar o seu negócio antes da concorrência. Ao montarmos um projeto específico para ele, o custo acabou ficando relativamente alto para personalizar o projeto. Com isso, surgiu a ideia de compartilhar esse custo entre muitas empresas, mas mantendo o foco e a expertise em varejo. Assim, montamos o projeto piloto e ofertamos a 30 redes de varejo gaúchas. Fechamos com 19.
2- A InCell é uma startup que promove outras startups com o objetivo de buscar inovação para empresas do setor varejista. Como isso funciona?
Nossa experiência de varejo faz com que posssamos entender a operação tradicional do varejo físico, e, a partir disso, encontrar suas dores para solucionar dentro do negócio. Por outro lado, construímos uma vasta rede de relacionamento no mercado de startups, tecnologia e inovação, que nos permite filtrar várias ferramentas até encontrar a que se encaixa melhor no perfil da empresa de varejo, e que solucione o seu problema. A partir daí, acompanhamos o projeto ajudando a criar estratégias e planos de ação, até estar com a ferramenta da startup rodando perfeitamente dentro do sistema de nosso cliente.
3- A ideia parece ter dado bastante certo. Quais os planos de vocês para 2019?
Ao longo desse primeiro ano, percebemos uma aceitação maior de empresas que possuem uma cultura empresarial, bem como da liderança da empresa em inovar e fazer diferente. Portanto, nosso plano é alçar voos maiores para outros estados, principalmente aqueles que já estão mais familiarizados com essa nova economia e o ecossistema de startups e inovação. Em janeiro vamos começar uma nova operação em São Paulo, também em um espaço de coworking, e a previsão é de que em março a gente abra em Santa Catarina, neste mesmo modelo. Também fechamos um projeto de representação na China, onde vamos ter uma base com um representante em Shangai, a partir de janeiro, buscando inovações e atualizando nossos clientes sobre como o mercado avança por lá.
4- Avaliando o mercado que vocês atuam, quais vocês consideram ser os maiores desafios para as empresas hoje?
O primeiro grande desafio é a cultura dos líderes das empresas. A maioria apresenta um certo medo em relação a essa evolução, e acaba sabotando o início dos projetos nas empresas. Há também a desconfiança do novo, que qualquer projeto mais ousado enfrenta no início. Como trabalhamos com negócios que atuam no mesmo modelo há mais de 20 ou 30 anos, no mínimo já possuem uma cultura organizacional instaurada. E quanto maior a resistência das equipes em mudar, mais difícil fica o alcance dos resultados. Todos os clientes que atendemos já são considerados inovadores há um bom tempo, sem se tratar de tecnologia.
5- Quais são as soluções mais frequentes que vocês sugerem?
Encontramos espaços em todas as áreas da empresa, mas nossas maiores demandas vêm de vendas dentro da loja, geração de fluxo pra loja física, CRM e treinamento de equipe. Procuramos iniciar sempre com as mais simples e que tragam retorno a curto prazo, para depois avançar para projetos maiores, tornando o retorno do investimento mais evidente para o cliente.
6- Como vocês fazem para estar sempre à frente das novidades do mercado?
Além da constante pesquisa em todas as plataformas, como bases de dados de aceleradoras, sites de inovação, plataforma de comunidade da Startse, etc, participamos de muitos eventos, sempre procurando tirar proveito de alguma coisa. Nesse um ano de empresa, já fomos como visitante e expositor em mais e 50 eventos de inovação, startups, varejo, em diversos estados brasileiros (SP, MG, SC, RS), e também fora do país (Europa e Vale do Silício). Agora vamos iniciar a operação na China, e temos um projeto de instalar uma base de pesquisa no Vale do Silício até junho de 2019. Tudo isso para conseguir acompanhar a enorme velocidade com que surgem novas soluções e tecnologias na esfera global e nacional.
7- Por que optaram pela Flowork?
Havíamos definido que ficaríamos desde o início em coworking, tanto pela rede de contatos, quanto pelo custo-benefício. E ao rodar toda a cidade em praticamente todos os coworkings, a Flowork mostrou ter a melhor estrutura disparada, e com a vantagem de escritórios particulares, conciliando a privacidade do seu ambiente de trabalho, com a integração de espaços comuns. Além disso, a rede de contatos que já estava inserida aqui na época nos chamou bastante a atenção, e depois disso foi só melhorando.
8- Quais os benefícios que fazem parte do seu dia a dia?
Para nós, os principais benefícios são os serviços de manutenção, operação e estrutura. No momento em que não precisamos parar nossa atividade principal para resolver problemas com o espaço, como pagamento de contas diversas, manutenção e reparos, sinal de internet, limpeza, recepção, água, café, entre outros, temos um retorno imenso em nossa produção diária, o que facilita nossos avanços e crescimento como empresa. Além disso, tem a facilidade de conexões com outras empresas que constroem e geram negócios conosco, e o impacto que uma estrutura com a qualidade da Flowork causa em clientes, fornecedores e parceiros que nos visitam. Isso dá um ar de empresa mais consolidada e ao mesmo tempo atualizada para o nosso negócio perante o mercado.
9- Uma frase que represente o seu sentimento de trabalhar na Flowork:
Facilidade e qualidade. Lembro que meu sócio, que já é de mais idade e já teve alguns escritórios na vida, comentou em nosso primeiro mês aqui: “Eu acho que nunca tive um escritório tão bom na vida, ainda mais por esse preço”.
Quer bater um papo com o pessoal da InCell? Entre em contato através do email contato@incellvarejo.com, por telefone +55 51 99963-8044 ou visitando o site, página do Facebook ou Linkedin e comece a inovar agora mesmo.