O blog da Flowork abre espaço para a DeBernt, membro da unidade em Curitiba (sala 1523), explicar o conceito da “Carreira em T”. Melissa Lirmann, Head de Soluções de Desenvolvimento da DeBernt, traz nesse texto as informações que você precisa saber sobre o assunto. O termo é uma metáfora que faz referência a qualidades altamente valorizadas em um profissional: profundidade em áreas específicas (perfil especialista), combinada com a amplitude de conhecimentos e experiências (perfil generalista).
A barra vertical na letra T representa a profundidade de habilidades, conhecimentos e experiências em um único campo, enquanto a barra horizontal é a amplitude ou capacidade de colaborar entre disciplinas com especialistas em outras áreas e aplicar o conhecimento a áreas além de seu campo principal.
Profissionais em T
- Possuem maior habilidade para navegar por várias áreas da organização e atuar em equipes multidisciplinares;
- São mais flexíveis em relação às necessidades de mudança da organização e enxergar oportunidades de adquirir novos conhecimentos e competências;
- Desenvolvem melhor networking e estilo colaborativo, o que tende a manter muitas portas abertas.
Quais são os primeiros passos para construir uma Carreira em T?
Tudo começa pela observação do seu momento atual de carreira, na avaliação dos dois eixos:
amplitude e profundidade.
- O que falta para você desenhar o T? O que é mais importante construir, tendo em vista as tendências e desafios dentro de sua área de atuação?
- Quais são as oportunidades de adquirir conhecimentos complementares vindos de áreas
adjacentes à sua própria área de especialização? - Quais são as pessoas que você conhece que desenvolveram uma Carreira em T?
- Qual foi a jornada percorrida por elas?